Postagens populares

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Depois da escolinha!

A rotina de Raquel desde que começou na escolinha mudou bastante. Geralmente acordamos ela bem cedinho, damos o mamazinho e ela saí com o papai para a escolinha.

O desfralde
Agora ela está na fase de retirada da fralda. Apesar de Raquel ser grande, ela está sim na idade correta para a retirada da fralda. Segundo os pediatras, poderíamos esperar até mais um pouco. Mas justamente pelo fato dela ser bem maior que a média das crianças, optamos por começar antes, pois confesso, que senti um certo medo de não conseguir encontrar fraldas maiores para ela. Ela está usando a XXG. Até onde eu pesquisei, é o tamanho máximo das nossas marcas. Com a ajuda da escolinha, ela tem ido super bem. Há umas três semanas atrás, ela fazia xixi toda hora na calça. Só avisava depois de ter feito. Agora, super faz direitinho no troninho de música ou no vaso com adaptador. Ainda ficamos perguntamos se ela quer fazer xixi e em algumas vezes ela vai sozinha sem nos avisar. Na escola, além dela, as professoras estão fazendo o desfralde de mais 7 crianças, o que realmente facilita esse momento da Raquel. Segundo a professora, quando um dos colegas vai ao banheiro, todos os outros querem ir também. Sinto um certo receio de como vai ser com a chegada do irmão. Tenho dúvidas se ela vai querer voltar a usar fraldas como o bebezinho que vai chegar. Vamos esperar pra ver e torcer pra que esse processo de retirada continue acontecendo naturalmente bem.




O sono
Quando ela ficava em casa comigo, o soninho depois do almoço era sagrado. Dormia cerca de 3 horas direto. Na verdade, ainda agora, quando fica em casa com a gente ela dorme esse tanto mesmo. Na escola o sono dela é mais curto. Geralmente entre 1:30 e 2 horinhas de sono. O que também é um ótimo tempo, visto que ela não está no ambiente natural dela. Esse tempo bem dormido na escola reflete nos horários de sono dela em casa. Quando a soneca foi menor, ela aguenta ficar acordada até lá por 21 horas no máximo. Se é maior o tempo dormido  na escola, ela vai até umas 22 horas.
Os primeiros 45 dias de escola foram bem complicados com relação a essa adaptação do soninho dela. Como ela não conseguia dormir durante o dia, ela chegava em casa extremamente irritada. Só queria colo,  chorava por qualquer coisa, jogava as coisas no chão, não queria "mimi" mesmo estando com muito sono. Depois de um trabalho conjunto com as professoras, em que contamos nossa rotina para fazer Raquel dormir e também de adaptação da pequena ao espaço, ela conseguiu adquirir uma rotina tranquila de sono na escola e em casa.

A fome
Mesmo jantando na escolinha, lá pelas 16 horas, Raquel chega em casa com muita fome.  Ela saí correndo do carro, entra na sala, tira os sapatos e vai correndo literalmente para o cadeirão dela. Como já sei desse apetite pós aula da pequena, tento deixar o lanchinho já preparado no prato. E é sempre a mesma coisa. Senta e vai devorando tudo que está na frente. Ah, claro, geralmente antes de comer ela ainda canta "Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer...pra ficar fortinho e crescer...quem não come, quem não come, passal mal, passa mal..." isso tudo ela canta quase sem folego e bem rápido. Ela adora pão de queijo. Ontem quando ela chegou, o pão ainda estava terminando de assar, mas mesmo da porta ela já disse "hummmm, pão de queijo" e saiu correndo pro cadeirão. O duro foi fazer ela esperar com paciência o pão assar.

E essa é a rotina da nossa pequena que hoje está com 2 anos e 4 meses, prestes a receber daqui umas duas ou três semanas o irmãozinho Samuel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário